Alongamentos são exercícios em que a pessoa permanece por um determinado tempo numa postura em que o músculo pretendido se mantém na sua extensão máxima.
Os principais benefícios dos alongamentos para a saúde são os seguintes:
1. Melhoram a postura
Alongar o corpo regularmente reduz a tensão muscular, melhorando a postura, evitando o desconforto que poderia surgir com uma má postura.
2. Aumentam a flexibilidade
Se os músculos estiverem flexíveis, o desempenho nas atividades diárias e durante a atividade física é melhor. Além disso, os alongamentos ajudam a manter e recuperar a flexibilidade, que geralmente diminui com a idade.
3. Permitem movimentos amplos
O alongamento melhora a flexibilidade, o que vai fazer com que, durante a prática de esportes, se consigam movimentos mais amplos e melhor equilíbrio
4. Ajudam no relaxamento
O alongamento alivia a tensão muscular, muitas vezes responsável por dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Além disso, alongar relaxa o corpo e a mente, ajudando no alívio do estresse.
5. Ativam a circulação sanguínea
Os alongamentos aumentam o fluxo sanguíneo nos músculos, que é muito importante para a recuperação após lesões musculares.
Os alongamentos também ajudam na recuperação e alívio da dor em algumas lesões e doenças como artrite, tendinite, fibromialgia ou inflamação do nervo ciático, mas é importante que sejam feitos com muito cuidado e moderação para evitar que piorem.
Benefícios do aquecimento
O aquecimento consiste na prática de exercícios físicos semelhantes aos que vão ser feitos durante o treino, mas de menor intensidade. Este passo é muito importante e fundamental para ter uma boa performance e sobretudo para evitar lesões.
Os principais benefícios do aquecimento para a saúde são os seguintes:
1. Prepara o corpo para o esforço e melhora o desempenho
O aquecimento aumenta a temperatura do corpo, melhorando a condução dos impulsos nervosos até aos músculos e diminui a viscosidade muscular, diminuindo por isso o atrito entre as fibras musculares, melhorando o desempenho.
2. Reduz o risco de lesões
O aquecimento aumenta a liberação de líquido sinovial, que está relacionado com a lubrificação das articulações, reduzindo o atrito entre as cartilagens e os ossos e por isso, o risco de desenvolver lesões é menor.
3. Melhora a preparação mental
Como o aquecimento consiste em fazer o exercício físico com menor intensidade, ele vai preparar mentalmente a pessoa a melhorar a concentração para se conseguir fazer um esforço maior.
Quando não se deve fazer alongamento
O alongamento não deve ser feito antes da prática de musculação, porque vai reduzir a força dos músculos.
Além disso, não deve ser realizado até sentir dor, apenas se deve sentir algum desconforto para que se consiga alongar corretamente o músculo.
Também se deve ter cuidado com músculos lesionados ou alguma região dolorida, de forma a não agravar o problema. Nestes casos, deve-se alongar com a ajuda de um profissional, como um fisioterapeuta, por exemplo.
FONTE: TUASAUDE